O uso da tecnologia em gestão da produção industrial é cada vez maior em busca de resultados sólidos, mais competitividade, aumento do desempenho e bom direcionamento orçamentário.
Pensando nisso, os gestores de PMEs do setor industrial devem estar conscientes sobre quais desafios podem ser resolvidos pelo uso da tecnologia nessa área, visando a melhora dos resultados e planejamento estratégico.
Qual a importância da gestão da produção industrial?
Inicialmente, é preciso mapear e conhecer quais as responsabilidades de uma gestão da produção industrial eficiente, como:
Gerenciar a cadeia produtiva da indústria;
Planejar, projetar e implementar a infraestrutura necessária à produção;
Promover melhorias e adaptações no arranjo estrutural de maquinários para aumentar a produtividade e eficiência das plantas fabris;
Controlar a qualidade da produção;
Otimizar processos logísticos.
Atualmente, com a retomada econômica do segmento industrial, tais processos são fundamentais para garantir uma operação mais competitiva e alinhada às tendências do mercado.
Dessa forma, a estruturação adequada da gestão da produção industrial garante benefícios como otimização, produtividade, economia, segurança, redução de falhas e desperdícios, gerando maior rentabilidade à empresa.
Neste cenário, para apoiar todas essas atividades e atingir tais benefícios, a tecnologia é uma ferramenta valiosa.
5 desafios resolvidos pela tecnologia em gestão da produção industrial
Nos dias de hoje, as melhorias nos resultados não podem ser alcançadas sem o uso da tecnologia em gestão da produção industrial. Afinal, as soluções tecnológicas viabilizam a automação, facilitam o planejamento de produção, otimizam processos e ajudam em outras questões.
Portanto, é preciso mapear os desafios dessa área. Assim, é possível avaliar se o investimento em tecnologias é condizente com o momento da empresa.
Vamos ver alguns obstáculos comuns da gestão de produção:
1. Dimensionamento da demanda
Um primeiro aspecto crítico da operação é que, muitas vezes, a produção da indústria não condiz com as demandas do mercado, de olho apenas na capacidade interna e sem considerar indicadores externos.
Tal situação pode gerar preços não competitivos que afetam a lucratividade dos produtos, causar falta de determinadas mercadorias e excesso de outras e, até mesmo, prejuízos financeiros.
2. Investimento em modernização
O mercado é cada vez mais competitivo e focado em estratégia de dados. Dessa forma, a ausência de tecnologia em gestão da produção industrial pode resultar em uma operação atrasada e que não considere todas as variáveis internas e externas.
Vale destacar que as tecnologias são importantes aliadas na coleta e sistematização de dados para embasar a tomada de decisão e gerar uma gestão mais inteligente.
3. Análise de dados
A indústria moderna não tem como operar de forma eficiente e alinhada à realidade do mercado se não incluir tecnologias que viabilizem a análise estratégica dos dados.
Tal exigência deve-se à necessidade atual de uma operação otimizada, que possa gerar mais resultados a partir de menos recursos devido ao direcionamento correto de insumos, mão de obra e processos.
4. Controle orçamentário, de fluxo de caixa e custos
A falta de controle operacional e de informações sólidas sobre a operação compromete o orçamento da empresa, incluindo os custos para funcionamento.
Os indicadores-chave de desempenho devem ser monitorados para melhorar o planejamento dos gastos, garantindo economia e um fluxo de caixa saudável.
5. Mobilidade e flexibilidade para atuar de qualquer lugar
Atualmente, mesmo na indústria, os processos são descentralizados, de forma que atividades externas ou em home office podem impactar a produção.
Logo, a empresa precisa investir na tecnologia em gestão da produção industrial para ampliar a mobilidade e flexibilidade da operação. Assim, tais tarefas e ações podem ser automaticamente inseridas em um sistema centralizado, garantindo que nenhuma informação se perca e os gestores tenham acesso a todos os processos unificados.
Como promover a transformação digital na indústria?
A transformação digital na indústria depende de diversas reformulações, incluindo de processos, cultura organizacional e visão estratégica. Além disso, os investimentos em tecnologias eficientes são fundamentais.
O sistema ERP – Planejamento de Recursos Empresariais – é a solução ideal para a reestruturação e a transformação digital da área de gestão da produção industrial, pois integra e centraliza a operação, bem como as tecnologias utilizadas.
A escolha do sistema ERP deve considerar uma ferramenta desenvolvida especificamente para atender às demandas da indústria, com recursos pensados para gestão da produção e os desafios anteriormente apresentados.
O SAP Business One é uma ferramenta completa e que pode ser personalizada às necessidades da companhia, garantindo eficiência, automação, centralização, mobilidade e inteligência competitividade. O software inclui:
Gestão financeira;
Gestão de vendas e clientes;
Controle de aquisições e estoque;
Planejamento de produção (MRP, roteiro de produção, gerenciamento do custo, relatórios de produção, previsão, entre outros);
Inteligência comercial;
Análises e relatórios.
A Ramo Sistemas Unidade Triângulo Mineiro é uma parceria SAP e pode auxiliar em todo o processo de implementação do sistema ERP. Saiba mais aqui!
Comments