top of page

Como a automação de processos industriais aumenta a lucratividade?


A automação de processos industriais combina o uso de técnicas, ferramentas e sistemas para estruturar fluxos mais ágeis, econômicos e produtivos que dependam menos das atividades manuais.


Estima-se que até 60% da parte operacional na indústria possa ocorrer de forma independente controlada por um sistema, o que representa uma transformação profunda em como as indústrias vão funcionar no futuro.


Os impactos da automação de processos industriais influenciam a segurança, economia e geram rapidez na linha produtiva, elevando a lucratividade. Saiba mais a seguir!


8 benefícios da automação de processos industriais


Com a redução da mão de obra humana e ao fato de que o parque industrial torna-se relativamente autônomo na execução de processos, o investimento em automação gera uma série de benefícios. Conheça 8 deles a seguir!


1. Padronização dos processos


Para que a automação de processos industriais seja efetiva, as técnicas são configuradas em um sistema integrado e centralizado, isso garante a padronização dos processos nas diferentes etapas da linha de produção.

Para que o parque industrial opere corretamente, todas as áreas devem seguir os mesmo parâmetros, o que se reflete em uniformização da operação.


2. Diminuição na incidência de erros e falhas

Com menor influência da mão de obra humana na produção, há também menores chances de erros e falhas, pois o próprio sistema faz o controle dos processos para verificar se eles estão funcionando dentro dos padrões estabelecidos.


3. Redução nas perdas


Com a automação de processos industriais, o próprio maquinário controla a operação, interrompendo o funcionamento caso haja alterações na qualidade, o que reduz perdas de material.

Essa vantagem reflete-se em menores perdas de capital devido a diminuição dos desperdícios e uso adequado dos insumos.


4. Aumento da eficiência


O sistema de automação garante um ritmo produtivo contínuo de acordo com as previsões da indústria, o que permite a manutenção da eficiência tanto nos processos industriais como na gestão do negócio, devido ao controle de todo o parque.


5. Maior produtividade


O aumento da produtividade é resultado da menor ocorrência de falhas no processo produtivo, redução dos erros humanos e ritmo de produção programado no sistema.

Dessa forma, são menores as oscilações na linha de produção, o que garante padronização e continuidade.


6. Previsão de demandas futuras


A automação viabiliza ainda a integração entre áreas, como a produção e setor comercial, estabelecendo o ritmo de produção de acordo com a previsão das vendas identificada automaticamente com análise de dados históricos da empresa.


7. Integração de diferentes setores


A inovação garante que todos os setores da empresa operem alinhadamente, com integração entre departamentos e centralização das informações estratégicas.

Com toda a indústria operando de forma alinhada, há um aumento na produtividade e lucros decorrentes da menor incidência de falhas e de refação de atividades.


8. Melhoria na comunicação interna e externa


Com integração e centralização dos dados, a comunicação torna-se mais assertiva, seja entre departamentos da indústria como também com clientes e fornecedores.

Por exemplo, todos os processos de solicitação de matéria-prima e controle logístico ocorrem dentro da mesma plataforma, podendo ser acompanhados pelo estoque, produção e financeiro.

Como resultado desses benefícios, a automação de processos industriais propicia redução de custos operacionais, investimentos mais lucrativos e acertados e resultados sólidos no médio e longo prazo.


Como o sistema ERP viabiliza a automação de processos?

O sistema ERP – sistema integrado de gestão empresarial – viabiliza todos os benefícios da automação de processos industriais por ter funcionalidades que padronizam as operações.


Por meio da ferramenta, as indústrias conseguem automatizar processos, integrar setores, centralizar informações, prever demandas e monitorar o desempenho.


O SAP Business One, sistema ERP disponibilizado pela Ramo Unidade Triângulo Mineiro Sistemas destaca-se por ser direcionado às pequenas e médias indústrias e negócios em expansão. Entre os recursos que garantem a melhora dos resultados e lucratividade destacam-se:

  • Gestão financeira;

  • Gestão de vendas e clientes;

  • Planejamento da produção;

  • Controle de aquisições e estoque;

  • Inteligência comercial;

  • Análises e relatórios.

Quer tornar sua indústria mais tecnológica, digital e automatizada? Conheça aqui o SAP Business One disponibilizado pela Ramo Unidade Triângulo Mineiro!

1 visualização0 comentário
bottom of page